segunda-feira, 9 de maio de 2011

Curso de Formação de Professores - 7ª Crede

Bem vindos cursistas.

Para o desenvolvimento do nosso trabalho ao longo deste curso, será necessário utilizarmos o email, a página do grupo e o email do grupo, para postarmos as atividades propostas e nos comunicarmos.

EMAIL: matrizparaoenem@yahoo.com.br
PÁG. DO GRUPO:http://br.groups.yahoo.com/group/matrizparaoenem
EMAIL DO GRUPO: matrizparaoenem@yahoogrupos.com.br

7 comentários:

  1. Assisti o filme "escritores da liberdade" pela primeira vez e vi o quanto o professor deve ser amigo e flexível aos conflitos de cada aluno,mostrando que sempre estará disposto a ajudar no que for necessário;pois sabemos que a juventude está cada vez mais vulnerável aos prazeres que são oferecidos para resolver os seus problemas e que lá na frente será mais um .

    ResponderExcluir
  2. O filme aborda situações comuns em sala de aula como falta de disciplina, falta de motivação de professores e alunos , jovens em situação de risco.A principal lição ficou no papel do professor-educador que é capaz de realizar transformações não apenas no processo da aprendizagem como no ser humano num todo

    ResponderExcluir
  3. Prof. Natacha Boa Dia!
    Sou Professora de filosofia da Escola Frei Policarpo, as questões que escolhi foi a Questão 28 e 34 da área das humanas e tive analisando e cheguei a uma conclusão que as competências mais viáveis seria estas.
    H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
    H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
    legislações ou nas políticas públicas.
    Sobre o filme Escritores da liberdade
    Este filme é baseado em fatos reais e conta a história da professora Erin Gruwell. Após sua primeira aula, Erin percebe que a educação naquela escola não era como ela tinha imaginado.Era dividida em gangues e etnias, ocorrendo, então, muitas desavenças e brigas violentas. Mesmo um pouco decepcionada ao descobrir o desinteresse dos alunos pela aula, ela não desiste de tentar superar as barreiras ali encontradas. Serviu para analisarmos a realidade dos nossos jovens,a precariedade que eles vê a Educação como um todo.

    Prof.AUGUSTA

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!!está muito difícil trabalhar através do blog,porque já envie duas vezes as respostas da prova e não entra tentarei resumir novamente.
    As questões escolhida foram 14 e 24 0nde pude analisar que o H-12 servi pra analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuiram para mudanças ou rupturas em processos de disputas pelo poder.
    a 24 se encaixa no H-1 onde interpreta historicamente e ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

    ResponderExcluir
  5. Obs. Não consegui acessar o blog. Elimara Soares Oliveira
    "Escritores da Liberdade" Só nos mostra a realidade que vivenciamos na vida de alguns alunos que tentam encontrar saída de seus conflitos através de prazeres momentâneos como:drogas, bebidas etc. Como professora tento não resolver seus problemas, mas ser amiga e amenizar suas dores.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, diante da dificuldade em acessar o blog, estou usando o o e-amil de outra professora. Elimara Soares Oliveira.
    Eu escolhi a questão 1 para a matriz H19, e a questão 3 para a matriz H20.

    ResponderExcluir
  7. “Escritores da Liberdade”, filme do diretor Richard LaGravenese, estrelado pela talentosa atriz Hillary Swank (duas vezes premiada com o Oscar, pelos filmes “Menina de Ouro” e “Meninos não choram), baseado em história real, nos coloca em contato com uma experiência das mais enriquecedoras e necessárias. Sua trama gira em torno da necessidade de criarmos vínculos reais em sala de aula, conhecendo nossos alunos, despertando para suas histórias de vida, entendendo o que os motiva a ser as pessoas que são,...
    Emocionante relato de uma experiência bem-sucedida que ainda está em desenvolvimento, “Escritores da Liberdade” tem tudo para se tornar um novo libelo do cinema em prol da educação mais efetiva (como “Sociedade dos Poetas Mortos” ou “A corrente do Bem”), onde se respeitam alunos e professores e também em que as pessoas se percebem em suas particularidades e se permitem construir, conjuntamente, como aliados, um futuro melhor para todos! Imperdível!
    Cansada do trabalho em empresas que desenvolvia até aquele momento e desiludida quanto às possibilidades de crescimento e realização pessoal naquele âmbito profissional, a jovem Erin Gruwell (Hillary Swank) resolve mudar de ares e dedicar-se à educação. Assume então uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos.
    A pecha de turma difícil, pouco afeita aos estudos e que vai a escola apenas para “cumprir tabela” se mostra, no começo da relação entre a nova professora e os alunos, uma realidade. O grupo, formado por jovens de diferentes origens étnicas (orientais, latinos e negros), demonstra intolerância e resistência à interação, preferindo isolar-se em guetos dentro da própria sala de aula.
    A nova professora é vista por todos como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos perpetrados nas escolas. Suas iniciativas para conseguir quebrar essas barreiras aos relacionamentos dentro da sala de aula vão, uma a uma, resultando em frustrações.
    Apesar de aos poucos demonstrar desânimo em relação às chances de êxito no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste de sua empreitada. Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e dos demais professores, ela acredita que há possibilidades reais de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso, cria um projeto de leitura e escrita, iniciado com o livro “O Diário de Anne Frank”, em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas, relações, interações, idéias de mundo, leituras,...
    Ao criar um elo de contato com o mundo, Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite aos mesmos se libertar de seus medos, anseios, aflições e inseguranças. Partindo do exemplo de Anne Frank, menina judia alemã, branca como a professora, que sofreu perseguições por parte dos nazistas até perder a vida durante a 2ª Guerra Mundial, Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos, independentemente da cor da pele, da origem étnica, da religião, do saldo bancário,...
    “Escritores da Liberdade” é uma fabulosa história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.

    ResponderExcluir